domingo, 17 de março de 2013

PAPEL DO ADVOGADO DE FAMILIA

SOLUÇÕES EFICIENTES

            A família, como base da sociedade e compostas por pessoas com personalidades distintas, vem se transformando. Isso são reflexos das modificações sociais que estão ocorrendo. A família atual vem impondo à sociedade novas formas de grupamento familiar, fazendo com que o social se adapte ao privado. E essas modificações refletem-se na prática daqueles que interagem com ela.
            Os profissionais que interagem com a família, precisam entender os conflitos que dela advêm, tendo que lidar com cada membro da família de maneira a não interferir nos seus costumes. E um desses profissionais é o advogado, que, muitas vezes, deve estar psicologicamente preparado para conduzir os conflitos estabelecidos dentro do seio familiar, orientando o seu cliente de forma a estabelecer os limites de seus direitos e deveres.
            Portanto, quando o conflito familiar se instala, existe a necessidade do auxilio de um terceiro, neste caso, o advogado.
            A família vem se transformando e se organizando de diferentes maneiras, impondo novas formas de estar junto e renunciando a velha ordem patriarcal.
            E o papel do advogado é fundamental, e sua atuação depende muito da formação que este adquire e de sua constante atualização profissional.
            A sociedade esta em constante evolução e as mudanças na família gerou uma mudança na forma como o direito necessita tratar os conflitos familiares; consequentemente, isso acarretou uma modificiação na forma como o advogado deve se relacionar com essa nova situação, visto que técnica e afeto, em situação de conflito, principalmente familiar, se confundem.
            Por exemplo a separação de um casal, é um processo complexo e vivido em diferentes etapas e diferentes níveis e a partir do momento em que o vínculo conjugal é desfeito, muitos sentimentos bons e ruins são aflorados e pouco se pensa racionalmente, afetando a todos que estão próximos, (filhos, pais, amigos, etc..)
            Portanto, a separação, repercute na vida do casal e naqueles que  com eles convivem, mas também é vista de forma diferente e particular pelos cônjuges, logo, torna-se o momento de maior sofrimento, pelo menos por uma das partes.
            Os processos de família são processos dolorosos, onde a fragilidade humana é facilmente percebida
            Diante desse contexto,  a figura do advogado bem  preparado para a defesa do individuo e seus interesses, vem experimentando significativas transformações visando a busca de soluções mais justas na distribuição de direitos e principalmente na redução de conflitos.
            E reduzir conflitos é o novo papel dos advogados. Tem ele a importante tarefa de adequar a sua técnica, bem como buscar novas maneiras de solucionar os problemas.
            Esses apectos técnicos, são formas alternativas de resolver os conflitos, como por exemplo a mediação, que nada mais é do que um olhar voltado às particularidades de cada caso, sendo uma alternativa de solução de conflitos que vislumbram alternativas mais pacíficas e de acordo com o interesse das partes.
                        Portanto, entendo que o advogado tem que trabalhar na constante busca da satisfação das partes envolvidas na separação da família, uma vez que cada caso exige uma atuação profissional do advogado diferenciada, pois trata-se de uma gama de situações, conflitos e embates existentes nesta área.
            Na prática, portanto, o advogado sai do lugar de defensor para o de mediador, ou seja, ao invés de fomentar o litígio através da defesa de interesses individuais, o advogado busca o consenso através de um método que possibilite o acordo satisfatório para todas as partes.
            E é assim que o nosso escritório tem como objetivo, preservar acima de tudo a dignidade humana das partes, a composição dos litígios extrajudicias e a efetiva redução de conflitos familiares.


Dra. Elisângela Furian Fratton
( 55 (51) 81471600
(7 55 (55) 3324-4178

Um comentário: